A Aldeia
A Aldeia
Criada em 1676, a Aldeia da Cuada faz parte da Freguesia da Fajã Grande.
O documento mais antigo, que remete ao início da civilização na aldeia, data 8 de novembro de 1705, sendo um registo paroquial de um casamento.
No primeiro quartel do séc. XIX, a Aldeia da Cuada era habitada por 122 pessoas, 61 das quais eram homens e as restantes mulheres, que se distribuíam por 20 modestas casas.
No que diz respeito às condições de vida, apenas duas casas eram cobertas por telhados de telha e havia uma grande dificuldade dos habitantes terem acesso ao mar, pelo que a agricultura era a sua principal fonte de subsistência durante alguns séculos. A tecelagem era também uma das atividades que estes praticavam como fonte de rendimento, sendo que existiam casas onde se encontravam dois e três teares.
Nos anos 60, os habitantes da aldeia emigraram para vários países, principalmente para a América, deixando a aldeia abandonada. Desde essa altura, Teotónia e Carlos Silva têm reconstruído a aldeia, tentando nunca perder a ligação com o passado e as linhas de construção inicial, preservando as casas de pedra, mas adaptando-as a todas as exigências atuais para uma estadia de sonho.
Venha experienciar a ilha das Flores num cenário idílico, repleto de história e envolvido pela natureza!
Chamada para rede fixa nacional